Select Page

NA SEMANA PASSADA COMEÇAMOS NOSSA SÉRIE SOBRE A IGREJA COM UMA MENTALIDADE DA GRANDE COMISSÃO. NÓS FALAMOS QUE A IGREJA PRECISA SER UM POVO DE ORAÇÃO. HOJE VAMOS VER A SEGUNDA CARACTERÍSTICA DE UMA IGREJA COM A MENTALIDADE DA GRANDE COMISSÃO:

 O Espírito de Entusiasmo

            A igreja deve ser uma experiência empolgante e divertida. Um indivíduo precisa aprender os princípios da Bíblia, mas ele também deve experienciar as verdades da Bíblia. Não tem nada mais empolgante do que ver a verdade da Palavra de Deus se tornar uma verdade na vida de alguém.

            Que seja claramente compreendido. Eu acredito que o melhor sistema para desenvolver Cristãos e gerar líderes de maneira eficaz é através de adoração efetiva e se reunir em grupos pequenos. Entretanto, é melhor ter poucos grupos com muitas pessoas com uma comunhão empolgante e líderes motivados do que ter várias unidades pequenas, entediantes, sem empolgação e sem vida.

            Para muitas igrejas, o domingo de manhã não é uma boa experiência. O que muitas pessoas estão aprendendo não tem nada a ver com as experiências do cotidiano da vida delas. Não existe nenhuma aplicação prática da Palavra de Deus para as necessidades das pessoas. Mais pessoas frequentariam com consistência se elas pudessem ver a Bíblia como mais do que uma lição de história. As pessoas que frequentam no domingo de manhã não precisam de uma análise histórica de algo que aconteceu dois mil anos atrás. Elas precisam saber que a mensagem da Bíblia é tão propícia hoje como era quando foi escrita. Elas precisam conhecer as verdades vivas e eternas da Palavra de Deus.

            Aqui faço uma pausa para falar sobre as Escolas Dominicais dos jovens e dos adultos. Muitas igrejas estão dependendendo fortemente em grupo de estudos da Bíblia no domingo de manhã para expandir os ministérios dos jovens e dos adultos. Se você for ter uma Escola Dominical, existem alguns critérios que devem ser observados.

  1. Você precisa ter um talentoso professor da Bíblia. Alguém que conhece a Palavra de Deus e pode aplicar às necessidades do ouvinte. Eles precisam pegar a Bíblia e trazer para o dia a dia da vida daquele indivíduo ou da turma. Eles não podem dizer, “Eu estou aqui para ensinar a Bíblia.” A Bíblia não precisa receber ensinamentos. Ela já tem todas as respostas. A declaração correta seria: “Eu estou aqui para ensinar as pessoas sobre as verdades eternas da Bíblia.” Pois nós estamos ensinando a Palavra de Deus à elas.
  2. Você precisa ter alguém que está entusiasmado e seja empolgante. Ambas qualidades são muito importantes. Ter alguém entusiasmado em ensinar não é o suficiente. Da mesma forma que ter alguém que é empolgante também não é o suficiente. Eles devem ter ambas as qualidades ao ensinar a Palavra de Deus.
  3. Você precisa transmitir esse entusiasmo para seu grupo. Algumas pessoas transmitem uma atitude óbvia no domingo de manhã. O que seu espírito transmite é, “Eu queria que eu estivesse em algum outro lugar.” Cada professor precisa transmitir para cada pessoa que entrar na sala de aula uma atitude que diz,  “Eu estou feliz que você está aqui e eu tenho algo para compartilhar. E, alias, eu não vejo a hora de compartilhar isso.”

 

            A mesma atitude deve ser transmitida por um líder, seja um líder leigo ou um membro profissional da equipe. Aquela atitude que diz, “Eu estou tão empolgado sobre o que Deus vai fazer hoje neste culto.” Jim Frease, pastor de Joy Church International, transmite tal attitude. Nos anos que eu o conheço, eu nunca vi ou ouvi algo diferente de, “Hoje vai ser um ótimo dia. Eu sei que você está aqui para ouvir uma palavra de Deus. Eu te amo e eu vou compartilhar com você o que Deus está dizendo em Sua Palavra.” Ele é um líder positivo e dinâmico que é um exemplo para todos que seguem sua liderança.